Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Notícias Saean

Servidores do Saean participam de capacitação sobre tratamento de esgoto

25/07/2022 -Curso envolveu participantes de municípios associados à ARES-PCJ

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) participou de mais uma capacitação. Desta vez, junto com outros prestadores de serviço de saneamento básico, os servidores da autarquia nogueirense aprenderam mais sobre “Fundamentos do tratamento de esgoto para operação eficiente em estações”.

 

A presidente do Saean, Gabriela Montoya, conta que o curso foi realizado com representantes de municípios associados à Agência Reguladora ARES-PCJ. “Promovemos sempre o incentivo ao acesso à informação e capacitação dos funcionários. Mais uma vez, nossa equipe teve a oportunidade de conhecer mais sobre tratamento de esgoto para melhorar a prestação de serviço aos moradores de Artur Nogueira”, pontuou a superintendente.

Ao final do curso, os servidores tiveram acesso in loco ao funcionamento da Estação de Produção de Água de Reúso (EPAR Capivari II), operada pela Sanasa, em Campinas. De acordo com a Sanasa, a EPAR Capivari II opera por meio de membranas filtrantes, capaz de conferir alto grau de pureza para a água proveniente do tratamento.

A capacitação, que reuniu mais 60 participantes, foi ministrada pelos professores Claudio Cezar de Souza Junior e Emerson Marçal Júnior. As aulas apresentaram a teoria aplicada à solução dos problemas operacionais mais comuns em Estações de Tratamento de Esgoto.

Foram abordados, de forma prática e didática, temas como tratamento de esgoto, balanço de massa e a dinâmica microbiológica.