Saean - Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira

Notícias Saean

Saean lança Campanha de Estiagem 2022 e intensifica fiscalização de desperdício de água

12/07/2022 - Autarquia incentiva redução do consumo de agua nas casas com a campanha “Use, não abuse”; desperdício é passível de multa

O Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) lançou a Campanha de Estiagem 2022 “Use, não abuse”. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o consumo consciente e alertar a população nogueirense sobre os riscos de falta de água, em virtude das chuvas abaixo da média. 

Além disso, a partir da próxima segunda-feira (11), a autarquia irá intensificar a fiscalização no caso de desperdício de água. Vale destacar que tal ato é passível de multas.

O período de estiagem se iniciou em maio e se estenderá até setembro de 2022, e a autarquia incentiva a redução do consumo de água nas residências do município. Além da divulgação nas redes sociais, o Saean contará com agentes que orientarão e fiscalizarão a população contra o desperdício. 

“Em tempos de escassez, é fundamental a discussão de planos alternativos, e principalmente eficazes, de redução do consumo e desperdício da água. Uma pequena atitude diária nossa faz toda a diferença na preservação dos recursos hídricos e, também, na conta de água”, destaca a superintendente do Saean, Gabriela Montoya.

Gabriela ressalta que as ações preventivas tendem a evitar que os reservatórios não entrem em estado de emergência, evitando o racionamento e outras consequências decorrentes da estiagem.

MULTA PARA DESPERDÍCIO
Saean lembra que há legislação municipal que proíbe o funcionamento de lava a jato, lavador automático, lavagem manual de veículos em postos de gasolina, independentemente dos estabelecimentos terem poço artesiano próprio ou não. 

De acordo com a autarquia, o não cumprimento da medida está sujeito a aplicação de multa e em casos de reincidência na infração haverá a duplicidade do valor, e assim sucessivamente. 

Da mesma forma, está proibido utilizar água tratada para lavagem de calçadas, quintais, carros e outros fins desnecessários. O descumprimento acarretará em nova multa que pode ser dobrada em casos de reincidência. 

Em ambas as situações, os agentes do Saean, juntamente com os servidores da Prefeitura, estão autorizados a fiscalizar e multar quem descumprir as determinações. 


PEQUENAS ATITUDES

O Saean ressalta que pequenas atitudes podem colaborar com preservação dos recursos hídricos e economizar na conta de água. Confira abaixo algumas dicas para usar a água com responsabilidade:

- Não deixe a torneira aberta enquanto lava a louça ou a roupa;

- Evite banhos longos e procure se ensaboar com o chuveiro desligado;

- Feche a torneira ao escovar os dentes;

- Opte por vassoura e balde para lavar o quintal;

- Use o regador para molhar as plantas nos horários de menos incidência de sol;

- Coloque o máximo de roupas na máquina a cada lavagem;

- Regule as válvulas de descarga;

- Fique de olho em vazamentos e torneiras pingando.

- Acompanhe a campanha em nossas mídias sociais e compartilhe.